8.27.2011


Esse mundo é realmente muito pequeno, ainda mais quando as pessoas compartilham da mesma filosofia de vida… Estava navegando por aí, e parei em um post do ghee - manteiga clarificada dos indianos, dos grandes chefes e dos que prezam por sua saúde - futuquei um pouco mais e descobri dois sites incríveis, o Paramita e o Yogando, nem preciso dizer que fiquei apaixonada pela corujinha iogue…

Como todos hoje em dia se encontram no facebook, procurei a Kinha por lá, e para minha grande surpresa ela é amiga de muitos amigos queridos, a Fê, o Choco, a Paula Saboia, minha querida professora de ioga e do André Caccia Bava, compositor e cantor da música tema do meu programa de culinária Sem Tempero não dá. Fiquei encantada com o trabalho dela e logo mandei uma mensagem para ela… Pensei: acho que temos que trocar muitas figurinhas… A Kinha me respondeu prontamente e por coincidência, ela estava justamente pensando, naquele dia, em chamar pessoas para escrever em seu blog…. Olha só!!! Conectadas! Adorei a estória e o convite, então, vamos lá!!! Será um prazer participar desse site lindo, colorido e cheio de energia positiva!!! Pra começar um pouquinho do meu programa:



E o nosso primeiro post será sobre alimentação infantil!! Saúde para os pequenos que nos inspiram a criar um mundo melhor!!

Até hoje não consigo entender por que não temos Alimentação em nosso currículo escolar… Por que não brincamos com as cores, as texturas, os sabores e aprendemos um pouco mais sobre aquilo que nos nutre. Temos educação Física, mas não temos educação Nutricional...Aprender a ler rótulos deveria ser obrigatório!

Quando me formei em Nova Iorque, em uma escola de culinária voltada para saúde - Natural Gourmet Institute - aproveitei o meu tempo para me cercar de todo o conhecimento disponível na época sobre o que eu mais amo: o alimento! Fiz alguns cursos maravilhosos: Integrative Nutrition e no Food Studies Institute, uma organização dedicada a mudar o rumo da alimentação das crianças. Eu ainda não era mãe, e agora que tenho meu lindo Vicente, tudo faz muito mais sentido… E o que eu tenho reparado é o seguinte: Todos os pais querem que seus filhos comam muito bem, sejam saudáveis, mas esquecem que o exemplo está dentro de casa.

O modo como nossos pimpolhos estão se alimentando, ou melhor, estão sendo alimentados, está trazendo e causando diversos problemas, e cada vez mais prematuros. O açúcar está diretamente ligado ao DDA- distúrbio de déficit de atenção- por exemplo. E o que fazemos? Filho se você comer tudo, vai ganhar sobremesa… Oferecemos aos nossos filhos, o que lutamos contra, anos depois… A balança e o vício! Quantas crianças vejo tomando mamadeiras de refrigerantes? Crianças nem sabem o que é refrigerante, então oferecer por quê?

Estava conversando com uma professora de uma escola AA aqui no Rio, e fiquei chocada ao saber que alguns, eu disse, alguns alunos de 8 anos, estao tomando ritalina… Que triste!!! Os pais cada vez mais ocupados, sem tempo de cuidar de seus filhos, procuram o caminho mais simples: abrem uma garrafinha, um pacotinho e tudo bem e depois o resultado aparece, e aparentemente, um remedinho resolve tudo. As crianças crescem, viram adolescentes problemáticos e adultos doentes. Quando eu falo de doença, estou falando de uma vida desequilibrada, porque ter saúde, é você se permitir ficar doente de vez em quando, escutar o seu corpo e ter forças próprias para sair do estado de enfermidade e retormar seu equilíbrio.

Acho que está na hora de começarmos uma revolução! E mudar os hábitos alimentares da casa é um bom começo: diminuir o uso de açúcar, produtos industrializados, sucos adoçados, biscoitos com conservantes e corantes, produtos refinados, refrigerantes…

Indico um excelente livro para quem quiser se aventurar nesse mundo sensacional de descobertas diárias: Regras da Comida.



E para as futures mamães, pensem com carinho na alimentação de seus futuros bebês. Depois do peito, introduzam as frutinhas, os suquinhos, as papinhas de cereais integrais e retardem ao máximo o consumo de açúcar. Não ofereçam doces, bolos, biscoitos, chocolate, refrigerantes… Lembrem-se, essa memória gustativa é nossa, eles não conhecem esse paladar. E ter um filho, é a nossa grande chance de recomeçar! Aprendamos com esses seres iluminados quem chegam para nos ensinar!

Deixo para vocês os vídeos com o melhor tempero de todos os tempos: o AMOR!!!








Beijos e até já…Anna



Mãe do Vicente, apaixonada, criativa, incansável, cheia de energia, amo dançar, péssima cantora (mas canto assim mesmo), amo viajar, fazer várias coisas ao mesmo tempo, adoro reunir amigos, celebrar a vida, 5 afilhados, cozinhar, comer bem, sol, praia, mar, cheiro de salsinha e de hortelã, amo música, amo show, rir, gargalhar, amo aniversário, um bom livro, um bom chá, um bom vinho, nada de esportes radicais, leoa, guerreira, aquariana para complementar, e câncer para acalmar, água de coco, cabelo curto, 1975, vegetariana, romântica, receber e mandar flores, cinema, aspirante de surfista, banho de chuva, cachoeira, intuitiva, olhos cor de chocolate, bailariana, arroz integral, azeite, uma boa noite de sono, o mesmo perfume sempre, escrever, ensinar e aprender, VIVER, SENTIR… Essa sou eu!

NAMASTÊ!




2 comentários:

  1. Nossa, que legal!
    Vcs têm razão. a gente quer ser uma coisa e na prática, na hora das festinhas, do natal, da páscoa e etc vamos na onda e fazemos igual ao que queremos ver diferente. Temos mesmo que ser a diferença que queremos ver no mundo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de lhe fazer um convite, porém, antes preciso tietar um pouco afinal seu site é maravilhoso Parabéns pelo trabalho!
    Seria um imenso prazer tê-lo em nosso site agregador de conteúdos Agrega Pais onde reunimos os melhores blogs direcionados para pais e mães.
    Aguardo você lá, teremos muita satisfação em divulgar seu s links!
    http://www.agregapais.com.br/

    ResponderExcluir